VIVÊNCIA DE KINOMICHI E COORDENAÇÃO MOTORA
com Christiana Cavalcanti e Mônica Monteiro

24 de Junho, sábado de 13h às 17h.

O Kinomichi é a combinação da tradição japonesa do Aikido com noções ocidentais de consciência do movimento e de leveza, criado pelo japonês Mestre Noro em 1979. Kinomichi significa o caminho da energia. Para o mestre Noro, o ki (energia) deve estar a serviço do amor. Sendo assim, o espírito de abertura, do encontro e da alegria são fundamentais para a comunicação da energia vital, na relação terra-céu. A coordenação motora é a organização dos músculos entre si, de forma a criar um encadeamento da tensão muscular para economizar energia, proteger nossas articulações e dar rapidez e eficiência aos movimentos.

O Kinomichi do Mestre Novo e a Coordenação Motora de Madame M. Béziers convergem numa prática que libera o seu potencial energético, através do desenvolvimento da percepção corporal e do respeito mútuo. Christiana Cavalcanti e Monica Monteiro são discípulas de M. Noro e M. Béziers, e proponhem esta vivência para intensificar o desabrochar do ser humano.

INVESTIMENTO: R$ 180

INSCRIÇÕES: Enviar comprovante de depósito para rampaldc@gmail.com.
DADOS BANCÁRIOS: Itaú, Christiana Bezerra Cavalcanti – Ag 7037 / Cc 00352-7 / CPF 520.910.744-20

CHRISTIANA CAVALCANTI Bailarina e coreógrafa, formada em Dança Contemporânea pelo CND (Centre National de la Danse de Paris) e em Educação Artística pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Em 1990, em Paris, conheceu o Kinomichi, uma arte marcial de origem japonesa criada pelo Mestre Masamichi Noro, em 1979, que permite unir pessoas de idades e experiências corporais diferentes. Desde então, pratica regularmente o Kinomichi, que complementa seu trabalho de dançarina e que pontua a partir desse momento toda a pesquisa e construção de seus novos trabalhos e experimentações no campo da dança. Em 2009, em parceria com Victor Labouret, idealizou e realizou o espaço Rampa, Lugar de Criação, no Rio de Janeiro, onde construiu o primeiro dojo de Kinomichi no Brasil. Desde então segue disseminando o conhecimento do Kinomichi no seu país de origem e no mundo.

MÔNICA MONTEIRO Bailarina profissional desde 1980. Formada pelo método “Coordenação Motora” de Madame Béziers, na Educação do Movimento Ivaldo Bertazzo e no Método G.D.S. (Godelieve Streuf) Participou de vários grupos de dança e teatro, dentre eles: Teatro Dança de São Paulo (Célia Gouveia) no Brasil e no exterior; Grupo Orlando Furioso (Renato Cohen) no exterior; Grupo Ornitorrinco (Cacá Rosset) representando pelo mundo e pelo Brasil.Coreografou várias peças entre outras, “Senhora do Camarim” (Renato Borghi), “Fausto” (Selma Egrei), “Pérola” (Mauro Rasi) e também comerciais de TV. Professora de dança nas escolas “Ruth Rachou” e na “Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo” por 20 anos onde participou de vários espetáculos como bailarina e assistente: “Pas de Deuses”, “Serra da Boa Esperança”, “O Cavaleiro da Rosa”, “Cidadão Corpo” I e II e “Palco Academia e Periferia”. Participou de longas-metragens “Feliz Ano Velho” e “A Estrela Sobe”. Apresentou o programa “Corpo” durante um ano na TV Cultura, quadro do programa Silvia Poppovic. Atualmente participa do programa Bem Estar da Rede Globo com dicas de postura e saúde.