A PEDRA NA ÁGUA
Uma investigação entre a expressão popular e a dança contemporânea.

21 e 23 de Agosto.
Segunda e quarta de 14h às 17h.

com Júlia Emília

Que caminhos escolher e seguir para construção de um corpo cênico baseado nas expressões populares? Que intersecções se encontram entre a técnica para dança contemporânea, que trabalha sobre a capacidade de adaptação tônica, e as tradições populares? Que prin­cípios comuns podem ser localizados entre artes tão diversificadas que constituem a an­tropologia cênica?

Ancestralidade, memória coletiva e memó­ria objetiva. Equilíbrio na presença, dila­tação corporal, manipulação de energia, precisão nos apoios, vetores de força, cons­ciência na expressão, recorte e contexto. Espaços dionisíacos e apolíneos nas corpo­reidades e sonoridades. A substituição do mito. O sentido estético.

Identidade. Territorialidade. Conotações transitórias; bumba-meu-boi da baixada e de matraca, pulsação e harmonias; espaços articulares, cordões e rodas.  Tambor de crioula; peso, leveza, impulso, fluxo, oposições ósseas. Sentido antropológico; posturas, atitudes, ações. A brincadeira e o brincante. Os participantes terão possibili­dade de manejar culturas em cortejo.

Público: atores, dançarinos, educadores, terapeutas
Carga horária: 9 horas
Material do aluno: roupa apropriada, cader­no para anotações
Vagas: 20 participantes

Investimento: R$ 90 completo, R$ 50 aula avulsa
Como me inscrever?
Envie seu nome + comprovante de depósito para o email rampaldc@gmail.com. Por favor coloque no título do email “Oficina A Pedra na Água”.

Dados para depósito:
Júlia Emília Bastos Ferreira da Silva
Banco do Brasil
Agência 0020-5
Conta corrente 114.182-1

A oficina já aconteceu… Museu de Folclore Edison Carneiro/RJ, Museu Histórico e Artístico/MA, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Fundição Progresso, Laborarte, Semana do Teatro no Maranhão, As Três Marias/Nú­cleo de Folguedos Brasileiros/RJ, Semana Maranhense de Dança, Formação/Centro de Apoio à Educação Básica, 28º Festival de Dança de Joinville/SC, Casa de Cultura Mário Quintana/RS, Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, Feira do Livro de São Luís, Museu Casa Histórica de Alcântara, Licenciatura em Teatro Universidade Federal do Maranhão.